Educação
Sem financiamento, mais da metade dos alunos com crédito estariam fora do ensino superior privado no país
Segundo levantamento do Pravaler, 56,3% dos alunos com crédito não estariam estudando sem a opção do financiamento; 95,2% devem utilizar o recurso até o final da graduação.
Levantamento do Pravaler, maior fintech de soluções financeiras para educação no país, mostra que os estudantes do ensino superior privado apostam no financiamento educacional para terem acesso ao ensino superior. Dos 966 estudantes com crédito estudantil pesquisados, 95,2% devem utilizar o recurso do financiamento até o final do curso e mais da metade deles (56,3%) não estariam nas salas de aula sem o crédito como oportunidade de ingresso no ensino superior privado.

Ainda segundo o levantamento, se não houvesse a possibilidade de financiar o curso desejado, 27,4% dos estudantes teriam escolhido outra graduação com valor de mensalidade menor, fariam o mesmo curso em outra instituição de ensino mais barata, utilizariam a reserva financeira ou venderiam algum bem para custear o curso.

“Tradicionalmente, o financiamento estudantil, seja público ou privado, é uma ferramenta de acesso ao ensino superior no Brasil. Prova dessa realidade é que mais de 50% dos nossos alunos são os primeiros da família a cursarem graduação. Em um cenário de pandemia, alta de desemprego e impacto na renda mensal, fica ainda mais desafiador pagar a mensalidade cheia e esse é um dos motivos pelos quais o financiamento é tão imprescindível para esses alunos”, explica Murilo Siqueira, Gerente de Planejamento Comercial do Pravaler. Em média, a mensalidade das 15 graduações mais buscadas para financiamento na fintech em 2020 é R$ 1,6 mil, enquanto a renda média mensal dos alunos gira em torno de R$ 1mil.

Para 2021, as Instituições de Ensino Superior (IES) vêm buscando ainda mais o recurso do financiamento privado como uma opção de facilitar o ingresso no ensino superior. A medida pode evitar o agravamento da evasão no próximo ano. “Somente em outubro, fomos procurados por quase 40 instituições buscando implementar o financiamento como opção para seus cursos”, finaliza Siqueira.

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a maior empresa de soluções financeiras para educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, o Pravaler tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. A empresa atua no mercado há quase 20 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú. Em 2020, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores apaixonados por educação, o Pravaler tem a meta ousada de ampliar o acesso à educação e beneficiar um milhão de alunos até 2025, contribuindo para a transformação da vida de muitas famílias.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: