Meio Rural

Projeto de extensão da EAJ leva capacitação sobre bem-estar animal a professores do ensino básico

Com o crescente impacto da ação humana no ambiente, surge também a necessidade, ainda maior, de preparar profissionais das Ciências Agrárias para o cuidado com a saúde humana, animal e ambiental. Tal conhecimento precisa ser repassado para os diversos setores da sociedade, a fim de que esse cuidado se torne do interesse de todos.

Nesse intuito, o projeto “Bem-estar animal e prevenção de zoonoses no âmbito das escolas da rede básica de ensino – capacitando trabalhadores da educação” busca capacitar os professores do ensino básico, com o intuito de que as ações aprendidas cheguem ao âmbito escolar e, consequentemente, seja levado para a comunidade através das crianças, jovens e adultos. O projeto é uma extensão do Projeto Xerimbabo, que teve início na Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba,  em 2012 e também trata desse cuidado com os animais e da prevenção de zoonoses.

Coordenado pela professora Viviane da Silva Medeiros, a ação de extensão foi iniciada em agosto e conta com a participação de 43 professores das redes municipais de ensino de Lagoa de Pedras, Macaíba e Vera Cruz. Segundo a professora, já é possível perceber as mudanças de pensamento dos participantes da ação com relação ao bem-estar animal, sejam daqueles de estimação ou os que são para produção de proteína, além dos impactos positivos que garantir esse bem-estar pode gerar no meio ambiente como um todo.

“A gente começa a incentivar nossos familiares, e quando menos percebemos já estamos meio que colocando em prática nossos conhecimentos adquiridos no curso. Muitas vezes sabemos o certo, mas quando fazemos uma capacitação desse tipo, despertamos para a prática mesmo, saindo da teoria e praticando com vontade, porque sabemos que o que estamos fazendo é o melhor para os animais”, disse a professora Inês Pereira, participante do curso.

O projeto está sendo realizado em três módulos, todos de forma remota. Entre os assuntos tratados estão o Bem-estar animal, a relação com os animais de estimação, abate, e a saúde animal, humana e ambiental.

Por João Mário Costa – Comunicação da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: