Memória

Dia da Lembrança: plataforma on-line auxilia pessoas na adaptação ao luto

Despedir-se de um ente querido é uma tarefa difícil, afinal, são tantos momentos, memórias e lembranças relacionadas àquela pessoa que se torna custoso aceitar que ela não está mais aqui. O Dia da Lembrança, também popularmente conhecido como Dia de Finados, neste 2 de novembro, é marcado no calendário justamente para isso: lembrar dos que se foram e homenageá-los, cada um de sua forma. Um dos serviços do cemitério e crematório Morada da Paz, empresa do Grupo Vila, é a plataforma on-line Morada da Memória (www.moradamemoria.com.br), em que familiares e amigos do falecido podem publicar suas homenagens.

Segundo a psicóloga do Grupo Vila, Mariana Simonetti, este dia é importante para recordar os que se foram. “Sempre podemos contar com as memórias, as lembranças dos nossos entes queridos, mas é como se esse dia fosse reservado especialmente para lembrar. Podemos comparar como o dia do aniversário de alguém: sempre lembramos daquela pessoa, mas aquela data é especial e as memórias vêm à tona com mais intensidade”, explica Mariana.

Para expressar o luto, os familiares e amigos costumam prestar homenagens, ir ao cemitério para visitar o jazigo, colocar flores, realizar reuniões familiares ou até religiosas, enaltecendo a memória da pessoa que se foi. Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas não conseguiram homenagear da forma como gostariam, realizando as homenagens de uma forma mais limitada. Alguns se contentaram, outros não.

“Muitos podem usar essa data para estar mais perto do local que este ente querido está sepultado. É uma data que sempre tem que ser valorizada. Nesse contexto principalmente, levando em consideração que muitas pessoas irão conseguir realizar sua primeira homenagem neste momento”, diz a psicóloga.

A psicóloga conta que o processo de luto é bastante individual. “Não posso te dizer ‘se expressar vai ajudar e fazer bem’. Mas é bem comum que faça bem no sentido de colocar para fora aquilo que está sentindo. Se eu tenho onde expressar minha saudade, seja com um amigo ou em uma plataforma on-line, como o Morada da Memória, eu tenho como expressar isso”, fala Mariana.

Em muitos casos, essa forma de expressão pode auxiliar a libertar os sentimentos, como uma forma de validação e legitimação das emoções do enlutado. Porém, há momentos que falta esse local para o desabafo. “As pessoas estão tão preocupadas em ver o outro bem, que quando esse enlutado fala que não está bem, acaba abalando os demais e esse movimento gera um ciclo. O enlutado acaba preferindo guardar para si para que a pessoa não perceba e não se preocupe, e deixa o sentimento escondido”, narra a psicóloga do luto.

Como uma forma de validação para esses sentimentos, de forma on-line e segura, está o Morada da Memória. Entre as funções disponíveis, é possível acender a vela virtual, deixar suas preces e solicitar o envio de flores ao jazigo, além de postagens das lembranças. O espaço on-line é ativado automaticamente durante o atendimento funerário. O declarante recebe um e-mail de apresentação da plataforma e instruções de acesso para completar o perfil de seu ente.

Programação on-line para Dia de Finados

No Dia da Lembrança, que acontece nesta segunda-feira (2), o cemitério e crematório Morada da Paz realizará programação on-line com celebrações religiosas e live musical. A programação será iniciada às 8h. Dessa forma, as missas presenciais que acontecem tradicionalmente no cemitério não serão realizadas, seguindo as regras de distanciamento social para evitar aglomerações.

Inspirado em procurar novos sentidos para lidar com situações delicadas que a vida toma, o Morada da Paz realiza o evento como uma forma de celebrar, embora à distância, e também refletir sobre o Dia da Lembrança de uma nova forma. Afinal, saber como ressignificar momentos é um aprendizado que a vida vai nos ensinando.

O evento será transmitido simultaneamente pelas redes sociais do Morada da Paz (@moradadapaz). A programação completa e todas as informações estão disponíveis no site www.diadalembranca.com.br.

8h – Missa com monsenhor Lucas e cerimonial musical com Fátima Santos;
11h – Missa com padre Sávio e cerimonial musical com Rossano e banda;
13h – Palestra espírita com Naldo Vicente;
14h30 – Culto evangélico com pastor Ezequiel e pastor Fábio. Cerimonial musical com banda Raio de Luz;
16h – Missa de encerramento com dom Jaime e concelebrada pelo cônego José Mario. Cerimonial musical com Rossano e banda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: