Emprego

COSERN PASSA A CONTAR COM 16 MULHERES TRABALHANDO COMO ELETRICISTAS DE REDE EM TODO ESTADO

A Cosern, empresa da Neoenergia, passou a contar com 16 mulheres no seu quadro de eletricistas de rede em todo estado no mês de setembro. O ingresso das novas profissionais numa atividade até então ocupada majoritariamente por homens no Rio Grande do Norte é resultado do sucesso da Escola de Eletricistas da Cosern, uma iniciativa do Grupo Neoenergia realizada em parceria com o Senai.

Para o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, esse momento histórico é uma conquista importante tanto para a sociedade potiguar quanto para a empresa. “O ingresso dessas profissionais no nosso quadro de colaboradores é mais uma evidência da seriedade da nossa política de igualdade de gênero, reforçando os nossos compromissos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, lembra Ciarlini.

Rosana Raquel de Oliveira Gomes está entre as potiguares que se formaram na Escola de Eletricistas de Rede e foi contratada pela Cosern em setembro. Raquel deixou a carreira de micro empreendedorismo em Mossoró para se dedicar ao curso e à profissão e, depois de ser contratada para atuar em Natal, reflete que essa foi a sua melhor escolha. “Eu tenho muito orgulho de ser mulher nessa área. A satisfação vem dos colegas de profissão, que valorizam o meu trabalho, do retorno das clientes, que se sentem representadas quando eu as atendo, e da Cosern, que tem a segurança como seu principal valor”.

A Gerente de Recursos Humanos da Cosern, Kleyse Siqueira, destaca a importância do projeto no que se refere a equidade de gêneros. “O nosso setor, pela característica da atividade, sempre foi muito masculino. Com nosso compromisso com a igualdade de gêneros, vimos a necessidade de preparar as próximas gerações de forma a garantir que mais mulheres ocupassem cargos predominantemente masculinos, como o de eletricista”, declara Kleyse. “Hoje percebemos o quanto essa oportunidade está sendo importante para as profissionais e para a Neoenergia e esperamos que mulheres ocupem cada vez mais esse posto”, conclui.

As 16 Eletricistas de Rede da Cosern fazem parte de um grupo de eletricistas formados desde 2018. Somente em 2020, 394 alunos concluíram o curso através da Escola de Eletricistas nos cinco estados onde a Neoenergia atua por meio das suas distribuidoras. Em 2020, 1.583 iniciaram as aulas e há a previsão de mais de 700 alunos começarem a escola ainda este ano. Para 2021, estão planejadas outras escolas com a participação de mais 675 alunos.

Como participar

O curso de Eletricistas de Redes, oferecido pela Cosern em parceria com o Senai, é gratuito e aberto a candidatos de qualquer gênero que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente. Além disso, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos na data de inscrição no processo seletivo e possuir carteira de habilitação definitiva B, C ou D. Existem várias etapas no processo seletivo como teste de conhecimentos gerais, redação, avaliação psicológica, entre outros.

Até o final do ano, 28 turmas terão as aulas iniciadas em todo grupo. Para mais informações sobre o cronograma de inscrições, é preciso acompanhar os sites e redes sociais das empresas (no caso do RN, www.cosern.com.br). Devido a pandemia de Covid-19, as aulas teóricas estão acontecendo de forma online. Já a parte prática acontece nas instituições de ensino parceiras, localizadas em cada cidade, com as devidas recomendações de distanciamento social de acordo com os protocolos de saúde e segurança.

Após a conclusão do curso, os formandos passam a compor o “Banco de Eletricistas” da empresa para possíveis oportunidades de trabalho. A iniciativa integra o processo de internalização da Neoenergia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: