Memória

Aniversário de 99 anos de Paulo Freire será celebrado com lives temáticas

Educador, filósofo e pedagogo, Paulo Freire é reconhecido como um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia mundial e patrono da educação brasileira. Celebrando os 99 anos de seu nascimento, no dia 19 de setembro, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), realiza o Ciclo 99 anos de Paulo Freire, com três lives comemorativas, nos dias 17, 18 e 19 deste mês, com transmissão no canal da SEEC, no Youtube.

Idealizado pela 8ª Diretoria de Educação e Cultura (8ª Direc), dirigida pela educadora Francisca das Chagas Marileide, o Ciclo 99 Anos de Paulo Freire reunirá educadores, gestores e personalidades durante três dias de programação. “Paulo Freire sempre trabalhou com ressignificados. Nosso evento teria o calor humano, em nossa querida Angicos, mas, com a pandemia, remodelamos nossa programação para mantermos nossas atividades, celebrando nosso mestre da Educação brasileira”, frisou Marileide.

No primeiro dia do ciclo, em que será realizada a live “A Importância de Paulo Freire em Tempos Atuais”, contará com a presença da governadora Fátima Bezerra e dos nove Secretários de Educação da região Nordeste do Brasil. No segundo dia, a transmissão ao vivo terá como tema “A Pedagogia Freiriana e as Práticas Pedagógicas”, e será ministrada pelos educadores Carlos Brandão, Marcos Guerra, Walter Omar, Valquíria Félix, Inez Muniz e contará com a mediação de Liz Araújo, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEEC.

Fechando a programação, a terceira live tem como tema “Vida e Obra de Paulo Freire”. Contará com mediação da secretária adjunta de Educação do RN, Márcia Gurgel, e terá como palestrantes os educadores Roberto Padilha, Nathércia Lacerda e Fernando Haddad, ex-ministro da Educação.

“Paulo Freire prezava pela democracia, o diálogo, a liberdade de expressão, a amorosidade e a boniteza. Iremos celebrar sua memória e obra, tão necessárias nesse momento. Paulo Freire é uma ideia, não morre, ele renasce por meio de seus ensinamentos”, declarou Getúlio Marques, titular da Educação do RN.As lives serão às 14h no dia 17 e às 15h nos dias 18 e 19 de setembro, com transmissão ao vivo no canal da SEEC no Youtube, disponível em https://www.youtube.com/SEECRNOficial.

AS 40 HORAS DE ANGICOS

Em Angicos, no ano de 1963, Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização, com duração de 40 horas, considerado inovador e que se mostrou eficaz. Baseando-se em experiências de vida das pessoas, Paulo Freire deixou de lado cartilhas que apresentavam “vovó viu a uva” e passou a trabalhar com o conceito de “palavras geradoras”, que tinha como foco a realidade de cada trabalhador que estava sendo alfabetizado. Em vez de “bambu”, os agricultores eram familiarizados com palavras que faziam parte da sua rotina, como “terra”, “feijão”, “enxada”, “planta”. Com o desenrolar da fonética das palavras geradoras, Paulo Freire foi expandido os conhecimentos de seus alunos.

“Angicos é um pedaço vivo da história freiriana. Não existe um lugar melhor para lançarmos as festividades. Temos a oportunidade de reascender um pensamento que mudou toda uma realidade e que hoje, mais do que nunca, se faz necessária”, pondera Márcia Gurgel, secretária adjunta da Educação do RN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: