Comportamento

Dia dos Pais: 7 livros para estreitar a relação com os filhos

Dia dos Pais chegando, que tal diminuir o tempo diante da televisão e aproveitar a data para ler um livro com o seu filho?

Em tempos de quarentena, com pais e filhos mais próximos, ler e ouvir histórias é uma maneira de se divertir e estreitar relações. Bastam apenas 10 ou 15 minutos por dia para apresentar diferentes narrativas que ajudam a estimular a leitura, a imaginação e o desenvolvimento das crianças.

Para mergulhar na leitura, a SM Educação preparou uma lista de obras que abordam o tema família e a relação entre pais e filhos. Confira:

A Girafa é Minha! – Fabrício Carpinejar

Sabia que a girafa come 20 horas por dia e dorme de pé, aos pouquinhos? Que ela bem poderia ser filha de uma camela, um leopardo e uma escada? Que a letra “h” é a girafa do alfabeto? Pai e filha adoram conversar sobre essas coisas quando vão ao zoológico todo sábado só para ver Theo. Nem ligam para os outros animais. O amor inventa a própria língua e, assim, em “girafês”, os dois se amam.

Papai Conectado – Philippe de Kenneter

Em uma família de pinguins, o pai vive muito ocupado. Passa o dia com o celular nas mãos ou em frente ao computador e não tem mais tempo para o filho e a esposa. Então, numa manhã, ele perde a conexão de internet. Passado o desespero, ele encontra uma outra maneira de se conectar com a família e amigos mais próximos. Um livro bem-humorado, que leva o leitor a refletir sobre o papel das novas tecnologias na vida familiar e social.

Papai Entrou Numa Fria – Carlos Villanes Cairo

O nascimento do irmão, Manuel, rouba de Jimena o lugar central na família. Ela agora tem de dividir o espaço de casa e o amor dos pais com aquele pequeno e rechonchudo “intruso”. Tudo piora quando o bebê pega catapora e todas as preocupações se voltam para ele. O que Jimena não esperava é que seu pai também ficasse doente. Será que o pai pode morrer? Ele não é o super-homem que ela imaginava?

Papai Esteve na Floresta – GUSTI literatura

Na floresta onde o pai de Theo esteve existem árvores tão grandes e grossas que seria preciso todas as crianças da classe para abraçar apenas uma delas. Nas profundezas da Amazônia Equatoriana, onde vive boa parte do povo Záparo e a imponente harpia – ave de rapina que devora macacos -, tudo é bem diferente do que o garoto da cidade está acostumado a ver em seu dia a dia. Um diário divertido com as impressões de uma criança a partir dos relatos de viagem de seu pai.

Papai Urso – Cecilia Eudave

De uns tempos para cá, o pai de Ana anda estranho: quase não dorme, mal come e já não leva a filha ao cinema, nem à sorveteria, nem às aulas de balé. Fala pouco, grita muito; só mostra garras e dentes. O que terá acontecido? A culpa deve ser do senhor Estresse, misterioso inimigo que Ana caçará implacavelmente.

Vamos Ver o Papai! – Lawrence Schimel

Antes de deixar seu país, o pai presenteia a filha com um caderno, onde ela pode escrever sobre o dia a dia da família durante a ausência dele. Assim ela faz por um ano, oito meses e vinte e dois dias! Até que chega a hora de mãe e filha deixarem a casa onde moram, a avó, o cachorro querido e os amigos para se juntarem a ele. Sentimentos confusos invadem o coração da menina. Afinal, embora se alegre com a perspectiva do reencontro, ela terá de lidar novamente com a separação e com o receio do desconhecido.

Bem-vindo a Família! – Mary Hoffman

Há muitas formas de as crianças chegarem à sua família: via reprodução natural ou assistida, via adoção por uma pessoa sozinha ou por casais de tipos variados, via fusão de famílias. Com muito bom humor, este livro ilustrado mostra que não importa de onde vêm os filhos e nem como o núcleo familiar é formado: receber quem chega de braços abertos é o que realmente conta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: