Educação

Jornada pedagógica discute educação da rede estadual durante a pandemia

Abordando uma série de questões relativas ao ensino durante o período de pandemia, a governadora Fátima Bezerra participou nesta terça-feira, 14, da live de abertura da Jornada Pedagógica 2020.2 da rede estadual de ensino. O evento virtual transcorrerá até esta quarta-feira (15), pelo canal da plataforma Youtube da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), com o tema: “Educação no contexto da crise mundial: desafios para a formação integral, democrática e inclusiva”.

A retomada das aulas presenciais, prevista inicialmente para o dia 14 de agosto, foi uma das reflexões predominantes: “O foco do Governo, no âmbito educacional, é preservar o direito à aprendizagem e a segurança alimentar do aluno. E a preocupação central, na medida em que esses estudantes não têm acesso à net é: como vamos recuperar o conteúdo deste ano? A pergunta que está na cabeça de todos os pais também é: a escola está preparada para retornar às atividades? É o que temos que pensar”, ponderou. O evento marca a retomada das atividades após o período de férias de duas semanas, nas escolas estaduais.

Cerca de 5 mil professores e gestores de todas as 16 Diretorias Regionais de Ensino do RN estão inscritos no evento e acompanharam a abertura da jornada, que marcará as discussões sobre os caminhos da educação diante da pandemia e as implicações no ano letivo. O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, Professor Doutor do Departamento de Ciência Política da USP, participou da abertura deste que é primeiro evento transmitido ao vivo pela SEEC, e que está sendo conduzido pelo secretário Getúlio Marques. Haddad proferiu a aula magna “Educação brasileira em tempos de pandemia” e falou sobre as dificuldades históricas em que as classes menos favorecidas enfrentam no País.

A governadora abordou o desafio que será a volta às aulas e comentou que tem recebido mensagens de pais e professores preocupados. “Eu acredito que muitos de vocês estão se perguntando como será feita essa adequação. Quais as alternativas que encontraremos para garantir educação para nossos alunos e alunas. E eu posso lhes assegurar que tudo será feito na base do diálogo”, disse. Para tanto, ela anunciou a criação do Comitê de Educação para Gestão da Crise Sanitária causada pelo Covid-19, que terá três frentes de trabalho: normas, pedagógica e biossegurança, e contará com representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Conselho Estadual de Educação, universidades, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN), entidades representativas estudantis e Fórum de Educação. O grupo, agora oficializado, já vem desenvolvendo atividades de março, quando o primeiro decreto de suspensão das aulas presenciais foi publicado. Trata-se da união das entidades que fazem o sistema estadual de ensino e estão sistematizando todas as discussões relativas a educação do RN. Caberá a SEEC ser a coordenadora do comitê.

E assim, garante, o Estado vai traçar o caminho do retorno à Educação presencial com a garantia absoluta dos instrumentos necessários, assim como as medidas sanitárias para que todos estejam em um ambiente seguro. “O Governo já está providenciando as adequações das escolas e aquisições de Equipamentos de Proteção Individual para que vocês, meus queridos e minhas queridas, retornem com segurança”.

No tocante à segurança alimentar, Fátima citou a instituição do Pecafes – Programa Governamental de Compras do RN – que prevê a aquisição de no mínimo 30% de produtos da agricultura familiar e da economia solidária, fato que tem contribuído para aumentar a qualidade nutricional da merenda e, mais recentemente, citou os 216 mil kits de alimentos distribuídos às famílias de alunos no período da pandemia. “Garante boa alimentação para os estudantes e renda para as famílias agricultoras”, destacou.

O evento contou com a participação do deputado estadual Francisco do PT, de Alexandre Soares Gomes (Undime-RN), de Ricardo Henriques (Instituto Unibanco) dentre outros especialistas da área da Educação. Acompanhe a Jornada de Educação 2020.2 pelo endereço https://www.youtube.com/SEECRNoficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: