Economia

Pedro Superti mostra alternativas para manter o fôlego em tempos de pandemia

Em 1977, Raul Seixas lançou a música “O Dia em que a Terra Parou”, que fala sobre um dia em que o planeta inteiro não saiu de casa. Quando ele escreveu essa música, ele não deve ter imaginado que esse “dia” aconteceria em 2020, com a pandemia da Covid-19 que se alastrou pelo mundo inteiro e causou um impacto gigantesco na sociedade, nas empresas e na economia.

Para Pedro Superti, especialista em diferenciação de negócios, estamos vivendo o que ele chama de Coronacrise e pode-se comparar essa situação a um tsunami inesperado, que traz um momento novo para os negócios. “Para sobreviver em meio a esse momento é preciso nadar e ter técnica com ajuste de visão. A técnica envolve a braçada e a batida de pernas correta. Já o ajuste de visão é quando levantamos a cabeça para fora da água para checar se estamos na rota certa”.

Superti traz uma definição reflexiva sobre o que é uma crise. “É o movimento de alinhar algo que esteve desalinhado por tempo demais”. O especialista destaca que este é um momento valioso para fazer como a Terra: “parar”. “As pessoas de sucesso não gastam energia com coisas que elas não podem controlar. Se eu aproveitar esse momento para olhar profundamente para dentro de mim mesmo, encontrarei as respostas sobre os motivos que estão me levando a passar por essa situação tão difícil. Nosso produto ou serviço não nos definem”.

Como reflexo da Coronacrise, muitas empresas estão com dificuldades, como redução do tráfego, das vendas, recursos escassos, pouco dinheiro para investir e fôlego curto para aguentar meses ou até mesmo semanas sem faturamento. Um dos pontos principais, na visão de Pedro, é, em primeiro lugar, olhar além da dor. “Na vida, todas as experiências acontecem para o nosso aprendizado. Tudo o que ocorre é para o nosso bem e é a chave da nossa diferenciação. O segredo é sair do estágio da raiva para gratidão e da vitimização para enxergar essa crise como uma mestra que está nos querendo mostrar algo importante. Com isso, deixaremos de apanhar da vida para aprender com ela”.

Pedro destaca que a crise traz um alto potencial de transformação de um negócio. “Se a Coronacrise não viesse agora, não seria possível conseguir ter aquela nova ideia, não pensaria em desenvolver um determinado produto que abrirá novos mercados ou investir na qualificação e preparo de sua equipe. O que não pode acontecer é um desperdício dessa grande oportunidade que estamos tendo agora. Vai se dar bem quem souber tirar o máximo de proveito desse período”.

Olhar para os pontos de dor do negócio é uma das etapas fundamentais para iniciar esse processo de mudança. “Situações difíceis sempre sinalizam pontos que precisam ser melhorados. E é uma hora importante para entender que a diferenciação não envolve trocar a embalagem do produto ou mudar o nome do serviço, mas sim iniciar esse processo dentro da cabeça do empreendedor, enxergando o mercado de maneira diferente. É ver o que os outros não veem para fazer o que os outros não fazem”, reforça Superti.

Originalidade
Para ter ideias originais, principalmente em um momento onde há uma guerra de preços e muita gente desesperada para vender, é importante que o empreendedor tenha consciência de que ele não é qualquer um. “O problema é que muita gente ‘bebe da mesma água’, o que os faz pensar da mesma forma, assimilando os mesmos conhecimentos. Nossas ideias são resultantes das conexões que fazemos na nossa cabeça”, analisa Pedro. Segundo ele, é possível acessar informações de três níveis importantes: Memória (cérebro), Pessoas (coletivo) e Divino (universo). “ Quando você aprende a ajustar o seu receptor, começa a ter a oportunidade de se conectar ao que chamo de ‘divino’. É como se fosse uma grande rede sem fio de internet universal. O que você precisar, vai encontrar. Um celular que sai do modo avião e se conecta na rede de dados da internet, se torna instantaneamente mil vezes mais valioso. Ele não depende dos dados que tem ali dentro. Ele se torna um terminal de acesso a todo o conhecimento. E coisas incríveis acontecem”, ressalta.

Conexão
Pedro reforça que é preciso criar conexão com as pessoas, assumindo quem você é e criar uma marca com personalidade, para que ela seja lembrada. “Para criar essa ligação, você pode explorar a sua história de origem, enfatizando as dificuldades que você já vivenciou, as lições que formaram quem você é, seus gostos e hobbies e quais problemas no mundo te incomodam”, avalia.

Criação
As oportunidades não aparecem, na visão do especialista: elas são criadas. “Eu preciso estar aberto para que o mundo entre na minha vida e mostre onde eu posso ser útil. Pessoas de sucesso não tentam encontrar a oportunidade. Elas tentam criar o ambiente para que ela aconteça, sendo como um fazendeiro que planta, nutre, cuida e colhe. Ainda tem muita gente com mentalidade de caçador, que caça somente para comer. É preciso mudar esse jogo”.

De mãos dadas com os empreendedores
Desde o início da pandemia da Covid-19, Pedro Superti vem se dedicando a ajudar gratuitamente milhares de empresários. Realiza diariamente lives no Instagram que são verdadeiras aulas – as chamadas Magic Mornings – que estão trazendo temas relevantes sobre como enfrentar esse momento difícil. Já foram realizadas mais de 80 lives durante esse período, com média de mais de 3 mil pessoas participam todos os dias desses encontros e com a disseminação de seu conteúdo, mais de 30 mil já foram impactadas.

Sobre Pedro Superti
Pedro Superti é especialista em Diferenciação e criador do Fator X, melhor e mais avançado método de diferenciação do Brasil. Fundador e CEO da Para o Alto e Avante, em mais de 20 anos de experiência já ajudou mais de dez mil clientes a dominarem o mercado usando técnicas de diferenciação e posicionamento que geraram mais de R$700 milhões em acréscimo de vendas diretas. Desenvolveu diversos cursos que são sucessos, como Fator X, Magic, Imersão Magic nos Estados Unidos, Clientes Infinitos, Mentoria Freedom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: