Cultura do RN

Edital “Música Transforma 2020” segue com votação aberta

A primeira fase do edital Som sem Plugs “Música Transforma 2020” foi um sucesso. Foram realizadas mais de 100 inscrições e, para efeito de comparação, o último edital do Som Sem Plugs em 2017 teve cerca de 80 inscrições e na fase da votação contou com 20 mil votos. Novidade da edição deste ano, foi lançado um WebApp para contabilizar os votos da segunda fase. O engajamento não poderia ser melhor e até o momento já foram computados mais de 70 mil votos.  “Foram mais de 100 artistas/músicos inscritos nas três categorias, com representantes da capital e do interior do estado e de uma grande variedade de estilos musicais, como pode ser visto nos 30 selecionados para a fase final”, enumera o diretor de marketing do projeto Luciano Prates.

Depois do WebApp, outra novidade neste ano foi a criação de novas categorias. Além da principal, também foram abertas inscrições para músicas instrumentais e também para músicas temáticas, alusiva ao slogan do edital “Música Transforma”, que tiveram ótima adesão.  Em virtude da pandemia do novo coronavírus e das medidas de isolamento, o edital foi ajustado para as produções vencedoras serem realizadas por meio de lives com consultoria técnica da equipe do Som Sem Plugs. Como forma de ajudar a classe artística, que foi duramente impactada, foi disponibilizado cachês, não só para os vencedores como também para os artistas mais votados.

Entre os jurados da primeira seletiva estavam nomes como a cantora Khrystal e o jornalista da BBC Bruno Garcez. Completaram o time de jurados, a jornalista Carol Reis e o DJ e produtor Jota Marciano.  Para Bruno, que não conhecia muito bem a cena musical potiguar, ser jurado foi uma ótima experiência. “Fiquei positivamente surpreso com a diversidade da música local, a variedade de estilos e a abrangência. Foi bem enriquecedor, um aprendizado, valeu muito a pena”, destaca.

Já para Khrystal, que conhece e é figura de destaque na cena potiguar, participar da comissão foi uma grata surpresa. “Tem muita gente compondo legal e isso é importante para a continuidade de um trabalho que começa com Babal, Pedro Mendes, Cleudo Freire, Sueldo Soares, passa pela minha geração junto de Simona Talma, Angela Castro, Luiz Gadelha, Valéria Oliveira, Caio Padilha e tantos bambas que temos. A sensação é de continuidade, cada um de acordo com sua visão de mundo e fortalecendo nossa produção. Nomes como Maria Fontxs, Marcos Vinícius, Pablo Daniel, Diniz K9, Iury Mathias, Lee Araújo, Yrahn Barreto, Ivando Monte e João Salinas, entre os demais selecionados, só diz pra mim que estamos muito bem representados e que a música potiguar tem fôlego de sobra na manutenção na ala da composição potiguar”, elogia.

O diretor geral do Som Sem Plugs, Felipe Campos Chaves, explica sobre a ideia de concepção do edital, já que as atividades convencionais do projeto foram paralisadas devido a pandemia. “Foi na perspectiva de estar junto aos artistas nesse momento, por conta do compromisso que é a espinha dorsal do projeto, que decidimos antecipar e adaptar o edital que já estava previsto para ações deste ano no segundo semestre. Modificamos o formato e inserimos o suporte financeiro que é de grande importância nesse momento. A adesão e o engajamento de todos tem sido um sucesso. A ideia é atravessar esse momento difícil juntos, com criatividade, fazendo parcerias, premiando e divulgando a produção autoral do nosso estado”, detalha.

A votação está aberta por meio do WebApp que pode ser acessado https://somsemplugs.com.br/edital/ até o dia 21 de maio. Existe uma sessão para conhecer mais sobre os artistas selecionados e as canções e, outra para o voto nas três categorias.

 

Texto – Emanuel Diniz (Jornalista do Som Sem Plugs)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: