Educação

7 maneiras de contribuir para o aprendizado online das crianças durante a quarentena

Pais podem acompanhar o desempenho dos filhos por meio de chamadas com professores, aplicativos e rotina de estudos

O período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus pegou pais e professores de surpresa: afinal, como manter a rotina diária de estudos, lições e provas a distância? Um novo modelo de ensino está se desenhando para atender a necessidade das famílias. Por isso, o Canvas, plataforma de ensino a distância mais inovadora do mundo, fez uma lista com algumas soluções que podem contribuir para o ensino das crianças neste período.

1 – Estabeleça uma rotina

Isso é essencial para que as crianças sintam-se seguras e cumpram com suas tarefas escolares. Da mesma forma que você fazia quando as aulas aconteciam presencialmente, estabeleça horários para o café da manhã, higiene pessoal, aulas, almoço e tarefas de casa. Se for preciso, marque os horários em um quadro e oriente a criança sobre a importância de segui-los.

2 – Sala de aula dentro de casa

O espaço de estudo também é importante para assegurar um bom desempenho escolar das crianças. Coloque mesa e cadeira em um cômodo tranquilo, longe da distração de televisões e tablets. O computador deve ter boa conexão com a internet e peça para que seus filhos também utilizem caderno e caneta, anotem dúvidas e escrevam.

3 – Tecnologia para acompanhar o desempenho escolar

Plataformas de educação a distância, como o Canvas, dispõem de aplicativos para que os pais monitorem as atividades e o desempenho dos filhos nas tarefas e aulas diárias. O Canvas Parent, disponível para iOS e Android gratuitamente, permite acompanhar o progresso nas lições, verificar a agenda do aluno, datas de entrega de trabalhos, desempenho em avaliações,  e muito mais.

4 – Mantenha contato com a escola

Devido às circunstâncias da pandemia, professores e diretores estão optando por fazer reuniões com os responsáveis via videoconferência. Participe. É importante estar em contato com o pedagogos, psicólogos e outros membros da escola para assegurar que as crianças estão tendo o melhor acompanhamento possível neste período. Aproveite para tirar dúvidas sobre o ensino em casa, como ajudar nas tarefas e o que fazer para manter os filhos comprometidos com a escola.

5 – Aprendizado constante

Mesmo fora do horário de aula, aproveite a proximidade das crianças com a tecnologia para oferecer jogos que estimulem o pensamento lógico, a criatividade e outros conceitos. Livros, quadrinhos e séries educativas também podem ajudar a preencher o tempo da família.

6- Não se esqueça do recesso

Muitos aspectos da vida podem começar a correr juntos quando você fica em casa. Ainda assim, garanta que seus filhos tenham um tempo de inatividade designado, o que inclui ar fresco e atividade física.

7 – Lembre às crianças que isso é temporário

A mudança para o aprendizado remoto pode não fazer sentido para os pequenos. Mas seja qual for a idade dos seus filhos, converse com elas. Ouça o que eles têm a dizer e tenha empatia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: