Macaíba

Equipe da Escola Agrícola de Jundiaí vence etapa regional do Ideas For Milk

A equipe da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) venceu a etapa regional do Desafio Startups 2019 do Ideas For Milk, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RN). A etapa Nordeste aconteceu no último dia 13, no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), e contou com a participação de várias equipes do RN e da região Nordeste.

A pesquisa surgiu por meio de duas dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação de Produção Animal. A partir de uma reação, analisa-se a quantidade de células somáticas da via lactoperoxidase no leite bovino e essa quantificação de célula somática, indicador de saúde de glândula mamária, faz com que o projeto esteja avançando no que se refere ao estudo da composição do leite. A reação acontece por meio de um aplicativo que faz uma foto e a partir desse registro é possível identificar a questão da saúde de glândula mamária e mastite subclínica em vacas.

A equipe da EAJ/UFRN é formada pelos estudantes Alan Fernandes, Heloísa Aline, Tarcísio Câmara e Yhêlda Oliveira. Além desses, o laboratorista Luís Medeiros, o professor Edgar Perin Moraes e o professor e coordenador da pesquisa Adriano Henrique também fazem parte do trabalho.

Segundo o professor Adriano Henrique, o trabalho é resultado de uma colaboração em equipe e da perspectiva do projeto. “Foi um trabalho construído em equipe, um trabalho com muitas mãos. Se não fosse a colaboração de todos, pessoal da zootecnia, químicos, pessoal de TI, teria sido impossível a elaboração desse aplicativo. A gente pretende trabalhar para desenvolver uma startup propriamente dita e jogar no mercado nacional e global. A gente já deu um salto muito grande. Lá nós vamos competir com outras sete startups. A expectativa é competir e fazer um bom trabalho. Ganhar é apenas uma consequência do processo. O nosso ritmo vai ser o mesmo da construção desse aplicativo”, comenta.

Esta é a quarta edição do Desafio e o objetivo é apresentar soluções inovadoras para os problemas da pecuária do leite no país. A final do Desafio de Startups será realizada em São Paulo, no espaço de empreendedorismo Cubo, no dia 22 de novembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: