Esporte

Jogos Escolares do RN chegam a 49ª edição com recorde de participação

A fase final da 49ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) foi aberta, na tarde desta quinta-feira (10), com a presença de alunos, professores, técnicos e autoridades. A cerimônia foi sediada no Ginásio Marcelo de Carvalho (DED), na Candelária, tradicional local da competição, que é a mais conhecida do esporte estudantil do RN. Neste ano, mais de 44 mil alunos foram envolvidos em todas as etapas dos jogos, número superior a edição passada. A fase final tem início hoje (11) e segue até o dia 25 de outubro.

Realizado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, o Jerns mobilizou, desde as 14 fases regionais disputadas no interior do estado, 1006 escolas do sistema estadual de ensino e, na fase final, 588 unidades de ensino estão competindo, o que representa mais de 14 mil estudantes. “O Jerns tem um simbolismo que ultrapassa gerações. Sem dúvidas, uma verdadeira celebração do esporte”, destacou o secretário de Educação, Getúlio Marques, durante a solenidade de abertura. “O esporte de hoje nos transforma no cidadão do amanhã. Que vocês tenham, daqui para frente, uma bela disputa. Boa sorte a todos”, declarou.

“Os jovens que participam do Jerns têm a grande oportunidade de trocarem experiências. Quem vivenciou essa competição entende o prazer de ser vitorioso nos jogos”, frisou o vice-governador do Estado, Anternor Roberto, durante a saudação aos atletas.  “O nosso agradecimento hoje é especial a vocês, os que hoje tem coragem de desfilar na quadra e dizer ‘eu amo, eu represento minha escola, eu valorizo minha escola e quero ganhar por minha escola!’. E é com esse sentimento de querer representar, de querer ganhar pela escola, de liderar, que eu declaro aberto a 49ª edição dos JERNs”, finalizou.

Para a aluna Ana Júlia Batista, 15 anos, da escola estadual Castro Alves, o espírito esportivo, evidenciado durante os jogos, torna o Jerns uma experiência marcante. “Trata-se de uma competição muito importante, pois é uma oportunidade de vários estudantes conhecerem o esporte em si, entenderem como funcionam e despertar o gosto pelo esporte”, disse a estudante. Ana participa do JERNs há três edições e, neste ano, compete nas modalidades de pentatlo, prova combinada, arremesso de peso e lançamento de dardo. Ela é a atual campeã brasileira sub16 de pentatlo e recordista da prova. Durante a abertura dos JERNs, a jovem atleta foi aluna responsável pela corrida do fogo simbólico.

No total, 27 modalidades estão presentes no Jerns. Badminton, basquete, ciclismo, futebol, handebol, judô, surf, taekwondo e xadrez são algumas delas a serem disputadas nas diversas praças esportivas da capital. Os horários, locais e competições a serem realizadas na etapa final podem ser conferidos no site da Coordenadoria de Desporto Escolar da SEEC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: