Cidadania

Estudante do RN defende projeto lei na 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Estudantes do ensino médio das redes pública e privada de educação de todo país participaram, no último mês, da 16ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2019), inciativa da Câmara dos Deputados que tem por objetivo proporcionar aos participantes uma experiência legislativa como parlamentares. Este ano o programa recebeu a participação de 78 alunos de diversos estados brasileiros, dentre estes a estudante potiguar Anália Vitória, aluna da rede estadual de ensino do RN.

Realizado em Brasília (DF), entre os dias 23 e 27 de setembro, o PJB 2019 trata-se de um programa por meio do qual os participantes vivenciaram, durante cinco dias, a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados, realizando atividades na condição jovens parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções.

Para participar do programa, Anália Vitória, que atualmente está cursando a 3ª série do ensino médio na Escola Estadual em Tempo Integral José Fernandes de Melo (EEJFM), localizada no município de Pau dos Ferros, teve que elaborar um projeto de lei que apresentasse soluções de melhorias ao país.

Experiência única

De acordo com a aluna, o programa trata-se de uma oportunidade única de vivenciar na prática os processos políticos em nosso país. “É um projeto incrível! Eu não tinha tanto conhecimento de como funcionavam os processos políticos, e as etapas até uma lei ser aprovada, agora sei melhor o valor desse processo. Além disso a diversidade cultural que temos, ao entrarmos em contato com alunos de outros estados, é algo lindo”, avalia a estudante potiguar.

Durante a realização do programa os participantes selecionados assumem responsabilidades como parlamentares, formando partidos políticos e tomando posse como jovens deputados. Além disso, os alunos também elegem uma Mesa Diretora dos Trabalhos do PJB, na qual analisam os projetos de lei selecionados, relatando e debatendo os projetos, que são votados em comissões e plenário.

Os processos que acontecem durante o programa são realizados de forma semelhante ao que acontece na Câmara dos Deputados. Dessa forma, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre o processo legislativo, bem como os aspectos que envolvem a análise e aprovação de um projeto de lei. Além disso, os estudantes também participam de atividades como oficinas, aulas e palestras, que os preparam para atuação como parlamentares.

“Agora sou uma pessoa mais esclarecida dos meus direitos e deveres como cidadã e creio que algo desse porte seja de grande valor para um currículo dependendo do emprego que tiver interesse. Além disso, mesmo sendo somente uma semana longe de casa, a gente aprende a soltar as amarras com a nossa zona de conforto e isso é muito importante, já que eu assim como a maioria, estamos adentrando na vida adulta. Portanto, essa trata-se de uma experiência única”, conclui a aluna.

Exercício de cidadania

Analisado por servidores da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), o projeto defendido por Anália trata-se de uma proposta uma lei para que estados e municípios passem a disponibilizar às suas escolas uma equipe multidisciplinar que atenda a saúde dos alunos de forma integral, com um corpo de profissionais formado por psicólogos, psicoterapeutas, psicopedagogos, entre outros.

Paras os dois coordenadores estaduais do PJB, Eugênio Cândido e Maria Sheila Tanizia, a avaliação da participação do Estado potiguar no programa é bastante positiva, sobretudo ao levar em consideração o exercício da cidadania entre os jovens.

“A experiência de acompanhar um aluno na Câmara dos deputados em Brasília defendendo seu projeto de lei não tem preço. Neste momento em que muitos jovens estão distantes dos debates sobre a política brasileira oportunizar a participação em um contexto real no qual as suas concepções e ideologias são ouvidas e defendidas, em um parlamento, é algo enriquecedor”, destaca o coordenador Eugênio Cândido, que também enfatiza a troca cultural proporcionada pelo programa.

PJB

Criado em 2003 e desenvolvido pela Câmara dos Deputados, o PJB trata-se de uma oportunidade para vivenciar, de forma prática, o trabalho desempenhado pelos deputados federais. Durante sua execução, os alunos participantes imergem em uma “jornada parlamentar”, na qual elaboram e defendem projetos de leis.

O Programa ainda conta com a colaboração do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e, no âmbito estadual, o programa é realizado pela SEEC por meio da Subcoordenadoria de Educação Profissional.

Fotos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: