Cidadania

Setembro Cidadão é aberto com discussão sobre a cidadania no espaço escolar

Na manhã desta quarta-feira (28), com a presença de educadores, esportistas, magistrados e representantes de instituições ligadas ao ensino, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer abriu as atividades do Setembro Cidadão. Presente no calendário oficial do RN, durante todo o mês de setembro, ações de cidadania serão realizadas em diversos locais do estado. A solenidade aconteceu no auditório Angélica Moura, no órgão central da SEEC, em Natal.

Na abertura, o secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, saudou os presentes destacando a importância que o tema tem na jornada dos estudantes. “Trabalhar com valores ligados a cidadania permitem que o jovem se torne protagonista de sua própria história. Esse valor tem que ser atrelado a princípios como a empatia, amorosidade, ética e atenção ao próximo”, destacou Getúlio.

A abertura das festividades ocorreu durante o módulo do Curso de Formação Continuada do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). O tema central da edição mensal do módulo foi “Biblioteca: formação de leitores para construção da cidadania”, que foi debatido pelos professores José Castilho (Unesp) e Maria Casado (UFRN).

As atividades que serão realizadas em setembro foram conhecidas durante o evento de desta quarta-feira. “Com uma ampla programação, iremos trabalhar a educação para a paz, direitos humanos, importância da cidadania e suas práticas em nossas escolas, contribuindo na efetiva formação dos nossos alunos”, frisou João Maria Mendonça, presidente da comissão organizadora do Setembro Cidadão. As escolas da região metropolitana de Natal e dos municípios que integram as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs), unidades gestoras da SEEC, integrarão o cronograma das ações.

“Trata-se de um programa que coloca o RN como um estado pioneiro nesse tipo de ação. O “setembro” é feito por meio do compromisso de toda uma equipe, que está empenhada em realizar mais um ano de sucesso”, declarou o juiz de Direito Jarbas Bezerra, idealizador do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), ao apontar o impacto que o Setembro Cidadão tem na sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: