Por Danilo Bezerra
Visando atrair novos investimentos imobiliários e atrair empresários para a cidade, o Plano Diretor de Macaíba está sendo revisado. De acordo com os estudos preliminares, a extensão territorial, redefinição do macrozoneamento territorial e proximidade com a capital são algumas das potencialidades locais.
Macaíba tem uma extensão que se aproxima do tamanho dos territórios juntos de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Rota de entrada e saída da capital, é cortada por duas rodovias federais (BRs 226 e 304), ligando-a a cidades importantes do interior do estado como Caicó, Currais Novos, Mossoró e a capital do Ceará, Fortaleza; e uma via estadual (RN 160), que leva até o Aeroporto Internacional Ministro Aluízio Alves, além do novo acesso sul ao referido terminal aéreo.
Segundo o titular de Projetos Especiais do município, Joacy Carlos, o processo de reorganização dos espaços será discutido junto com a sociedade. “Acontecerão discussões sobre o que pode e o que não pode ser construído nas áreas urbanas e rurais do município”, explicou.
Verde é Vida
Para celebrar o Dia Mundial do Meio de Ambiente, estudantes do curso de engenharia florestal da Escola Agrícola de Jundiaí e servidores públicos municipais realizaram o plantio de diversas espécies de mudas de plantas nativas na região da nascente do Rio Pitimbu, situada no assentamento Quilombo dos Palmares.
A bacia hidrográfica do Rio Pitimbu é uma das principais do RN e tem aproximadamente 130 km, abrangendo áreas dos municípios de Macaíba, Parnamirim e Natal. Um trabalho contínuo de monitoramento do desenvolvimento dessas plantas, com o auxílio dos assentados para que sejam verificadas as suas condições e necessidades será realizado.
Olho nas contas
Chegamos ao sexto mês de 2019 e o município, de acordo com o Portal de Transparência, já gastou R$ 70.114.460,97 (até o fechamento da edição desta coluna). A maior parte do bolo foi para o ensino, que ficou com 29,40%, o que representa algo em torno dos R$ 20,6 milhões.
Acelerando
O campeão macaibense, o atleta Ninho Nunes, participou do Campeonato de Bicicross em Santa Cruz do Capibaribe, realizado no Pernambuco. A competição serve de preparação para a primeira etapa do Campeonato Estadual em Macaíba no próximo dia 30 e o Campeonato Brasileiro em julho em São Paulo.
Texto extraído da Coluna Curta Macaíba da edição de junho da Folha de Macaíba.