Folha de Macaíba

Curta Macaíba: Plano Diretor em revisão

Por Danilo Bezerra

Visando atrair novos investimentos imobiliários e atrair empresários para a cidade, o Plano Diretor de Macaíba está sendo revisado. De acordo com os estudos preliminares, a extensão territorial, redefinição do macrozoneamento territorial e proximidade com a capital são algumas das potencialidades locais.

Macaíba tem uma extensão que se aproxima do tamanho dos territórios juntos de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Rota de entrada e saída da capital, é cortada por duas rodovias federais (BRs 226 e 304), ligando-a a cidades importantes do interior do estado como Caicó, Currais Novos, Mossoró e a capital do Ceará, Fortaleza; e uma via estadual (RN 160), que leva até o Aeroporto Internacional Ministro Aluízio Alves, além do novo acesso sul ao referido terminal aéreo.

Segundo o titular de Projetos Especiais do município, Joacy Carlos, o processo de reorganização dos espaços será discutido junto com a sociedade. “Acontecerão discussões sobre o que pode e o que não pode ser construído nas áreas urbanas e rurais do município”, explicou.

Verde é Vida

Para celebrar o Dia Mundial do Meio de Ambiente, estudantes do curso de engenharia florestal da Escola Agrícola de Jundiaí e servidores públicos municipais realizaram o plantio de diversas espécies de mudas de plantas nativas na região da nascente do Rio Pitimbu, situada no assentamento Quilombo dos Palmares.

A bacia hidrográfica do Rio Pitimbu é uma das principais do RN e tem aproximadamente 130 km, abrangendo áreas dos municípios de Macaíba, Parnamirim e Natal. Um trabalho contínuo de monitoramento do desenvolvimento dessas plantas, com o auxílio dos assentados para que sejam verificadas as suas condições e necessidades será realizado.

Olho nas contas

Chegamos ao sexto mês de 2019 e o município, de acordo com o Portal de Transparência, já gastou R$ 70.114.460,97 (até o fechamento da edição desta coluna). A maior parte do bolo foi para o ensino, que ficou com 29,40%, o que representa algo em torno dos R$ 20,6 milhões.

Acelerando

O campeão macaibense, o atleta Ninho Nunes, participou do Campeonato de Bicicross em Santa Cruz do Capibaribe, realizado no Pernambuco. A competição serve de preparação para a primeira etapa do Campeonato Estadual em Macaíba no próximo dia 30 e o Campeonato Brasileiro em julho em São Paulo.

Texto extraído da Coluna Curta Macaíba da edição de junho da Folha de Macaíba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.