Governo do RN

Grupo de matriz africana e ameríndios é convidado para construção do Plano Plurianual (PPA)

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e do secretariado do Estado, convidou o grupo de matriz africana e ameríndios do Rio Grande do Norte (Gama-RN) a participar da construção do Plano Plurianual (PPA). A conclamação foi feita durante encontro realizado, nesta terça-feira (4), no Instituto Kennedy, que discutiu uma pauta de reinvindicações apresentada pelo grupo.

“Iniciamos um novo período, histórico no RN, com o compromisso de avançar no respeito e dignidade das pessoas. São inúmeros os desafios pela frente com uma realidade de desigualdades sociais alimentadas por anos, associada a uma crise financeira do Estado. A união é um dos pontos chaves para lutarmos para preservarmos direitos, garantirmos a educação e combatermos o racismo e o preconceito. A chave do sucesso desse governo é a participação da população; o Estado tem que se alimentar disso”, afirmou Fátima Bezerra.

Ela citou o encontro como uma renovação da confiança na luta em defesa da democracia e lembrou que o Governo já deu importantes passos em prol da inclusão social como a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a criação do Grupo de Trabalho para elaborar e monitorar a implantação do Plano de Igualdade Racial e, principalmente, a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), criada oficialmente em 1º de junho deste ano.

O evento reuniu representantes de comunidades negras, povos de terreiros, indígenas, mulheres e lideranças do movimento LGBT. Inicialmente, o encontro contou com uma celebração religiosa acompanhada dos sons dos atabaques e agogô.

“Não é fácil ser um governo e atender a todas as nossas demandas, por isso cabe a nós sermos atuantes. Somos a população mais excludente dos diretos relativos à cidadania, conforme dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). Para a senzala não vamos regressar e por isso estamos hoje aqui com o Governo que na figura da governadora mostra seu comprometimento”, afirmou a Iyalaxé Maria Rita (Ilê Iya Omí Axé Oxúm/Natal). Ela entregou à governadora a carta com as reinvindicações do Gama-RN, uma pauta que envolve segurança, saúde, educação, direito à terra, direitos humanos, cultura e trabalho com o objetivo de alinhar as políticas públicas estaduais à legislação nacional.

“Reafirmamos a nossa responsabilidade pela luta e justiça para a diminuição das desigualdades e do déficit de cidadania que temos com os povos ancestrais”, enfatizou a secretária Arméli Brennand (SEMJIDH).

A deputada Isolda Dantas destacou o significado do evento. “Essa é uma agenda que nos faz crescer a esperança em função de um povo que foi renegado por séculos. Isso nos revigora e nos dá muita certeza da luta. Muito bom lutar com música e fé, o que torna ainda mais bonito esse encontro”, completou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.