Neste sábado, 18 de maio, data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece “blitz” na feira livre de Macaíba. Equipe da Secretaria Municipal de Ação Social (Semtas) prestará informações aos moradores da cidade sobre a temática. A campanha será encerrada no dia 30 de maio, com realização de uma roda de conversa na Estratégia de Saúde da Família do bairro Campo das Mangueiras.
A campanha, criada em 2017 pela administração municipal de Macaíba, denominada “Compartilhe essa ideia. Quebre o silêncio, denuncie! Disque 100”, objetiva mobilizar a população contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no município. Para isso, são realizadas atividades preventivas junto à população em escolas e unidades de saúde, com orientações sobre o tema, rodas de conversa e distribuição de panfletos informativos sobre como combater este tipo de exploração. A mobilização começou na nesta sexta-feira (10), na Escola Municipal Rodolfo Helinski, em Canabrava e passará por locais como Vilar, Loteamento Esperança, Mangabeira e Vila São José.
Para denunciar casos deste tipo de violência, os principais mecanismos são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas por dia, inclusive finais de semana e o CREAS, que atende por meio do número (84) 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Foto: Márcio Lucas, com informação da Assecom-PMM