Educação

Implantação da Busca Ativa Escolar é discutida com municípios durante oficinas

Durante toda a semana, educadores, secretários e gestores municipais de todo o RN estarão reunidos discutindo a implantação da plataforma Busca Ativa Escolar. Na manhã de hoje (6), o primeiro grupo de profissionais realizaram uma oficina de capacitação oferecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Secretaria de Educação do RN e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação. O encontro aconteceu no Centro de Educação da UFRN, em Natal.

A Busca Ativa Escolar tem por objetivo identificar as principais causas da exclusão escolar nos municípios do RN. A plataforma será utilizada, no âmbito da educação estadual, graças a uma parceria, assinada entre o Governo do RN com o Unicef. “Por meio de um trabalho coletivo, entre estado e municípios, somando forças com as equipes que atuam nas áreas da educação, saúde e assistência social, vamos identificar onde estão os 30 mil alunos que deixaram a escola e trazê-los de volta ao ambiente escolar”, explicou Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação do RN, durante as atividades iniciais das oficinas.

Para Verônica Bezerra, especialista em educação da Unicef, explica que o RN é um dos protagonistas do nordeste na identificação de pessoas fora da sala de aula. “Com o compromisso do Governo do Estado, o RN está num patamar avançado no Busca Ativa. Aqui temos uma Secretaria de Estado da Educação engajada e alinhada com os municípios”, frisou.

Até a próxima sexta-feira, as cidades de Natal, Serra Negra do Norte, Assu, Pau dos Ferros e Apodi serão as cidades polos das oficinas relativas a plataforma, sendo uma cidade por dia. Ao final das atividades, cerca de 865 profissionais, de todos os 167 municípios do estado, deverão ter passado pelos encontros. “Trabalhar de forma intersetorial é uma oportunidade de realizarmos um bem comum em nossas cidades. Estou certo de que essa parceria, entre Estado, municípios e Unicef, será extremamente benéfica para o planejamento das ações no município”, frisou Crisóstomo Silvestre, coordenador pedagógico da secretaria municipal de ensino de Boa Saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.