Grande Natal

Mais um: Município de Bom Jesus incluído na Região Metropolitana de Natal

Uma lei promulgada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) incluiu o município de Bom Jesus, distante cerca de 46 quilômetros de Natal, na lista de cidades da Região Metropolitana da capital potiguar.

Com o ato, publicado na quarta-feira (1º) no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo, a região metropolitana passou a contar com 15 municípios: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Arês, Goianinha e Bom Jesus.

Bom Jesus foi emancipado de Senador Elói de Souza em maio de 1962. Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou que a população do município era de 10.152 habitantes.

Ainda de acordo com o IBGE, em 2016, o salário médio mensal era de 1,8 salários mínimos, na cidade. Entretanto, a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de apenas 4,8%.

No mesmo período, 49.1% da população vivia em domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa.

A Região Metropolitana foi instituída pela Lei Complementar Estadual nº 152, de 16 de janeiro de 1997. À época, eram seis municípios: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz.

Em 2002, foram incluídos São José de Mipibu e Nísia Floresta. Desde então, outros municípios vêm sendo incluídos. Em 2005, foi adicionado Monte Alegre; em 2009, Vera Cruz. Maxaranguape entrou na lista em 2013. Já em 2015, foi a vez de Ielmo Marinho, Arez e Goianinha.

O objetivo das regiões metropolitanas é promover uma integração regional em torno do desenvolvimento urbano, com políticas públicas definidas em conjunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.