Gestão Pública

Educação reúne gestores para apresentar ações e discutir planejamento estratégico

Durante todo o dia de ontem (29) e hoje, diretores e técnicos das 16 regionais de educação e cultura do estado estão reunidos discutindo ações para a melhoria do ensino potiguar durante o 1º Encontro das Regionais de Educação do RN. A abertura do evento foi realizada nesta segunda-feira, no Auditório Angélica Moura, na sede da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, em Natal.

O secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, realizou a abertura do encontro apresentando um panorama das ações executadas nos primeiros 100 dias da gestão da professora Fátima Bezerra. “Avançamos em diversas áreas, desde a alfabetização, com as turmas de alfabetizadores no campo, no sistema de colaboração com os municípios, firmando parcerias para a realização do transporte escolar em 159 cidades, garantia de recursos da ordem de R$ 13 milhões para melhoria das condições físicas das escolas, parcerias com as nossas universidades e institutos, uso eficiente de recursos por meio de revisão de contratos da pasta, o que já permitiu uma economia de R$ 2,5 milhões. Muitas ações só foram possíveis graças a um trabalho com base no diálogo e trabalho coletivo”, argumentou o secretário.

O titular da SEEC ainda apontou os desafios da SEEC para o período 2019-2023. “Em consonância com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação, vamos discutir a implementação da Agenda de Aprendizagem RN, iniciativa que reunirá um conjunto de estratégias ligadas ao ensino”, pontuou Getúlio.

Ainda em sua fala, o secretário destacou a liderança do RN na discussão do novo Fundeb. “A governadora Fátima Bezerra é a interlocutora dos estados na discussão da reestruturação do Fundeb. Queremos que ele seja fortalecido, com uma maior participação da União neste financiamento, e que essa política se torne permanente. O atual Fundeb tem validade até o ano que vem e essa discussão é importante para  todos os estados e municípios”, declarou o titular da SEEC.

Para a representante da Undime/RN, Euba Reis, o encontro das regionais é um importante momento para discussão de ações conjuntas. “Discutir essa pauta é de interesse de todos nós, pois, a melhoria da educação deve ser fruto de um trabalho em conjunto e a SEEC realiza um bom trabalho ao convidar os municípios para esse planejamento”, frisou.

Busca Ativa e IFRN

Um dos pontos discutidos na primeira etapa do encontro foi a plataforma Busca Ativa Escolar, que visa identificar as principais causas da exclusão escolar nos municípios do RN. Essa plataforma será utilizada, no âmbito da educação estadual, graças a uma parceria, assinada entre o Governo do RN com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A representante da instituição, Verônica Bezerra, apresentou a estrutura da ferramenta aos técnicos e diretores participantes do evento. “O RN conta com 50 mil alunos fora da sala de aula. Com o Busca Ativa, estado e municípios dão um importante passo para identificar e trazer de volta as escolas esses estudantes”, pontuou Verônica.

Em seguida também foi apresentado projetos educacionais que poderão ser implementados nas escolas da rede estadual fruto da parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), como o Clube das Ciências e aulas de campo no Museu do Minério.

Grupos de trabalho

Todos os presentes discutirão em grupos de trabalhos as atividades relacionadas a financiamento, ensino, monitoramento, recursos humanos, censo escolar, gestão, tecnologias, infraestrutura e processos administrativos. Essa discussão serve como material para o planejamento estratégico da pasta. “Esses grupos permitem a existência de uma pluralidade de ideias e, esses pensamentos, refletem o que está sendo produzido e executado por cada setor e diretoria de ensino”, explicou Leopoldo Nunes, diretor da 14ª Regional de Educação, localizada em Umarizal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.