Durante todo o dia de ontem (29) e hoje, diretores e técnicos das 16 regionais de educação e cultura do estado estão reunidos discutindo ações para a melhoria do ensino potiguar durante o 1º Encontro das Regionais de Educação do RN. A abertura do evento foi realizada nesta segunda-feira, no Auditório Angélica Moura, na sede da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, em Natal.
O secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, realizou a abertura do encontro apresentando um panorama das ações executadas nos primeiros 100 dias da gestão da professora Fátima Bezerra. “Avançamos em diversas áreas, desde a alfabetização, com as turmas de alfabetizadores no campo, no sistema de colaboração com os municípios, firmando parcerias para a realização do transporte escolar em 159 cidades, garantia de recursos da ordem de R$ 13 milhões para melhoria das condições físicas das escolas, parcerias com as nossas universidades e institutos, uso eficiente de recursos por meio de revisão de contratos da pasta, o que já permitiu uma economia de R$ 2,5 milhões. Muitas ações só foram possíveis graças a um trabalho com base no diálogo e trabalho coletivo”, argumentou o secretário.
O titular da SEEC ainda apontou os desafios da SEEC para o período 2019-2023. “Em consonância com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação, vamos discutir a implementação da Agenda de Aprendizagem RN, iniciativa que reunirá um conjunto de estratégias ligadas ao ensino”, pontuou Getúlio.
Ainda em sua fala, o secretário destacou a liderança do RN na discussão do novo Fundeb. “A governadora Fátima Bezerra é a interlocutora dos estados na discussão da reestruturação do Fundeb. Queremos que ele seja fortalecido, com uma maior participação da União neste financiamento, e que essa política se torne permanente. O atual Fundeb tem validade até o ano que vem e essa discussão é importante para todos os estados e municípios”, declarou o titular da SEEC.
Para a representante da Undime/RN, Euba Reis, o encontro das regionais é um importante momento para discussão de ações conjuntas. “Discutir essa pauta é de interesse de todos nós, pois, a melhoria da educação deve ser fruto de um trabalho em conjunto e a SEEC realiza um bom trabalho ao convidar os municípios para esse planejamento”, frisou.
Busca Ativa e IFRN
Um dos pontos discutidos na primeira etapa do encontro foi a plataforma Busca Ativa Escolar, que visa identificar as principais causas da exclusão escolar nos municípios do RN. Essa plataforma será utilizada, no âmbito da educação estadual, graças a uma parceria, assinada entre o Governo do RN com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A representante da instituição, Verônica Bezerra, apresentou a estrutura da ferramenta aos técnicos e diretores participantes do evento. “O RN conta com 50 mil alunos fora da sala de aula. Com o Busca Ativa, estado e municípios dão um importante passo para identificar e trazer de volta as escolas esses estudantes”, pontuou Verônica.
Em seguida também foi apresentado projetos educacionais que poderão ser implementados nas escolas da rede estadual fruto da parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), como o Clube das Ciências e aulas de campo no Museu do Minério.
Grupos de trabalho
Todos os presentes discutirão em grupos de trabalhos as atividades relacionadas a financiamento, ensino, monitoramento, recursos humanos, censo escolar, gestão, tecnologias, infraestrutura e processos administrativos. Essa discussão serve como material para o planejamento estratégico da pasta. “Esses grupos permitem a existência de uma pluralidade de ideias e, esses pensamentos, refletem o que está sendo produzido e executado por cada setor e diretoria de ensino”, explicou Leopoldo Nunes, diretor da 14ª Regional de Educação, localizada em Umarizal.