Cidade

Conta da luz aumenta entre 8% a 13% no período do verão, segundo a Cosern

Foram recolhidas mais de 168 toneladas de resíduos sólidos recicláveis ao longo do ano e desde dezembro o projeto também aceita lixo eletrônico entre os materiais a serem pesados na hora do desconto

 

A combinação de calor do verão com a presença de crianças de férias escolares em casa faz a conta de energia subir, de acordo com estimativas da Cosern, entre 8% e 13% nesse período mais quente e festivo do ano.

Para reduzir essa despesa de início de ano, a Cosern lembra aos consumidores que o Projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energética da concessionária da Neoenergia no Rio Grande do Norte, regulado pela Aneel, é uma boa alternativa para baixar o valor da conta de luz – além de ser uma atitude sustentável que ajudar o meio ambiente.

Em 2018, o Vale Luz Cosern trocou 168,98 toneladas de resíduos sólidos recicláveis por R$ 49,9 mil em descontos na fatura de energia de aproximadamente 1.800 famílias dos clientes cadastrados até agora. O projeto é realizado em 23 pontos de 19 bairros de Natal e desde o final de dezembro nos bairros de Santos Reis e Monte Castelo, em Parnamirim (confira calendário em anexo). É possível acompanhar o calendário diário no site da Cosern e no aplicativo “Vale Luz Cosern”, disponível para os sistemas IOS e Android nas lojas de aplicativos.

De acordo Virgínia Forte, Gestora de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, a iniciativa, além contribuir com o meio ambiente, possibilita também economia da energia. “O Projeto Vale Luz adota a premissa de que cada tonelada de lixo reciclado, ao retornar ao ciclo produtivo, possibilita uma economia de energia e redução de demanda na ponta. Dessa forma, a ação de reciclagem dos resíduos recolhidos pelo projeto, em 2018, possibilitou uma economia de energia de 712,05 MWh e uma redução de demanda de ponta de 126,91 kW. Além dos benefícios energéticos, reciclar também traz outras vantagens ao meio ambiente como menor emissão de gases na atmosfera, menor degradação do ecossistema pela extração de matéria-prima do solo e menor volume de descartes em aterros sanitários”, ressalta Virgínia.

Para obter descontos a partir do Vale Luz Cosern, o cliente deve procurar um dos pontos de troca do projeto, levando a conta de luz e materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene), óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho) e eletrônicos (monitor, CPU, notebook, televisão, celular, máquina de cortar cabelo, câmera fotográfica, ventilador).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.