Macaíba

UPA sem médicos: vereadores de oposição esperam que atendimento seja normalizado nesta sexta-feira (4)

Um grupo de vereadores de oposição – Igor Targino, Denilson Gadelha e Emídio Júnior – compareceu na tarde desta quinta-feira (3), a sede da Unidade de Pronto Atendimento de Macaíba, com intenção de obter mais informações sobre a falta de médica na unidade.

Os vereadores afirmam que o atendimento na UPA de Macaíba será normalizado a partir de hoje, sexta-feira (4), pela empresa que ficou em segundo lugar na licitação. Caso a empresa não dê início amanhã, a secretaria de saúde vai elaborar um plano emergencial para uma escala dos médicos para atender na UPA.

Entenda o assunto

A UPA não tem nenhum médico atendendo a população desde às 7h da última terça-feira (1º). A empresa que venceu a licitação para prestar o atendimento na unidade não assumiu o serviço e desistiu do contrato. A prefeitura afirma que está convocando outras empresas que participaram da licitação e espera retomar o atendimento até esta sexta-feira (4).

Segundo a prefeitura, o procedimento para contratação de empresa responsável pelos serviços médicos foi realizado no dia 20 de dezembro de 2018, em modalidade de pregão presencial. A vencedora foi a que apresentou a melhor proposta de preço para a administração pública, como estabelecido em lei, com o valor de R$ 1.079,00 por plantão de 12 horas. O valor do contrato anterior era de R$ 1.577,55 pelo mesmo período.

Apesar de vencer a licitação, a empresa não assumiu o plantão na data prevista, o primeiro dia de 2019, e acabou desistindo do contrato. Sem médicos, a UPA, que pode atender urgências de várias gravidades 24 horas por dia, só está realizando procedimentos como exames de raio-X, curativos e medicação de pacientes.

A UPA de Macaíba, que leva o nome de “Aluizio Alves” foi inaugurada em 2013 e atende à população do município e de outras cidades da Grande Natal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s