Brasil precisa reter seus talentos e evitar boçalidade no futebol

“A vaca tá indo pro brejo e alguém tem que mudar a direção do animal.”

Por Tadeu Oliveira

Na atual Copa da Rússia fica claro que não há mais espaço para quem insiste na formação de seleção em função de um só jogador. Brasil (Neymar), Argentina (Messi) e Portugal com Cristiano Ronaldo são visíveis exemplos do que estou falando. Vai levar à taça para casa quem pratica o princípio, o óbvio, que é o futebol associado, sem boçalidade, sem individualismo com ou sem talento. O alerta segue até para os clubes brasileiros.

No futebol moderno a função do comando técnico é fundamental para decisão de resultados. Parte dele o comportamento de cada atleta em campo de jogo, afinal, futebol é pratica coletiva, única modalidade esportiva que o mais fraco consegue vencer o mais forte.

Durante os jogo da Copa, o treinador Tite demostrou ser uma figura paternal, insistindo em manter alguns jogadores em campo na esperança de um dia melhorar até condições físicas, coisa de time de várzea. É um erro para quem quer ganhar uma copa, acabou-se o tempo de treinador “paisão”, meu caro Tite. Como você sabe, o Brasil exporta os mais qualificados jogadores do mundo.

Agora, para o Brasil chegar mais perto da conquista de mais uma Copa do Mundo será preciso deixar de shopping center de craques, território de exportação de jogadores para clubes do exterior, principalmente os da Europa que fazem transações milionárias, alguns com risco de receita. O Brasil precisa fazer retenção de talentos, enriquecendo seus clubes em todas as regiões.

O próprio Tite reconhece que no Brasil ficaram de fora da seleção alguns jogadores melhores dos que foram à Rússia.

Por fim, o exemplo de quem planeja melhora será o confronto de Bélgica e França, na terça-feira, jogo decisivo, quem vencer poderá conquistar a Copa no domingo. Digo, pode, pq futebol também guarda surpresa. O Brasil nem surpresa deixou para uma nação que ainda espera uma chuteira de esperança em dias melhores.

(foto El País)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s