“Gestão escolar ainda é assunto pouco pesquisado no Brasil”, diz especialista

Os excessivos cortes em investimentos no ensino superior associados à ausência de incentivos na formação do professor justificam a falta de pesquisa em gestão em escolar no Brasil, segundo o pesquisador em educação Aloirmar José da Silva. Ele defendeu que o ensino começa com uma boa gestão durante participação no 6º Congresso das Escolas da Província Nossa Senhora das Neves. O evento reúne mais de 400 educadores do Nordeste nesta sexta-feira (18) e neste sábado (19), no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal.

Para o educador, que participou da palestra de abertura sobre as “Múltiplas dimensões da gestão escolar” – tema central do encontro – não é possível formar bons cidadãos em sala de aula sem que haja os meios adequados para capacitar profissionais gestores qualificados.

“A gestão escolar está além de um cargo administrativo. Na educação, todos são gestores. Precisamos valorizar mais essa área e fincá-la nas ciências da educação. Também é preciso sensibilidade por parte dos governantes e interesse dos educadores nesta linha de pesquisa tão importante no ensino público e privado”, ressalta o educador, que também é autor do livro Eficácia Escolar e Gestão Aprendente, produto de mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Apesar das iniciativas que surgem no país para alavancar os estudos sobre educação, na avaliação de Aloirmar, ainda são tímidas as propostas em gestão escolar, o que faz a área não ser promissora nos próximos anos. “Temos vivenciado muitos cortes em financiamentos educacionais e limitação de acesso em espaços de formação. Mas tenho esperança que mesmo neste cenário continuemos com nossos estudos”, deseja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s