Sete dicas fundamentais para pontuar na redação do Enem

Com um peso representativo na nota final dos candidatos, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um desafio para muitos vestibulandos que pretendem alcançar uma vaga em faculdades de ampla concorrência de todo o País. No último Enem, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, apenas um pequeno grupo de 53 estudantes conseguiu obter a nota máxima na redação: a famosa redação nota mil.

Aplicada no primeiro dia do Enem, junto à Língua Portuguesa, a prova de redação e seus possíveis temas é sempre temida pelos candidatos. Por esse motivo, com o objetivo de ajudar os vestibulandos a se saírem bem neste quesito, a coordenadora de redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho, listou os principais pontos que os estudantes devem se preparar ao longo do ano para conseguir um bom desempenho nesta redação. Confira:

1- Mantenha-se atualizado

Estar atento em relação aos assuntos da atualidade e às visões críticas sobre os acontecimentos mais recentes é um dos fatores fundamentais para se sair bem na redação do Enem. De acordo com a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, temas relacionados às questões culturais, memória e cidadania têm chances de aparecer, bem como assuntos de ecologia, sustentabilidade e energias renováveis. A base é sempre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o uso racional dos recursos ambientais para se pensar em um futuro mais respeitoso e digno. “Estudar atualidades auxilia o estudante a ter cada vez mais elementos que facilitarão a compreensão da dinâmica social, o que o ajudará a entender e a discorrer a respeito de qualquer tema”, indica.

2- Treine o tempo para desenvolver a redação

Mais do que a preocupação com o tema da dissertação, o estudante deve empenhar-se em organizar sua produção. Neste sentido, treinar o tempo é fundamental.

3- Entenda a norma culta

Acertar em acentuação, pontuação e concordância é fator decisivo para alcançar uma boa nota. Esteja atento às correções feitas em suas redações por professores, estude as regras gramaticais e tente não errar no próximo texto.

4- Acostume-se com o espaço da dissertação  

Um dos pontos importantes é habituar-se ao limite de 30 linhas proposto, sabendo construir uma boa argumentação e conclusão dentro deste espaço. É necessário estar atento ao espaço disponível para a escrita e ao objetivo do texto.

5- Faça redações semanalmente

Inclua a preparação de um texto dissertativo argumentativo, nos moldes solicitados pelo Enem, em sua rotina semanal. Dominar técnicas de escrita e uma boa apresentação do tema e de argumentos é preponderante para ter um texto exemplar. “É essencial fazer as redações de temas solicitados nos anos anteriores com a finalidade de conhecer o perfil da prova e estar ainda mais preparado”, recomenda Gabriela.

6- Aprenda a criar uma boa proposta de intervenção

Uma das competências avaliadas no Enem é a proposta de intervenção. O candidato deve refletir e argumentar sobre o tema apresentado, sugerindo uma solução benéfica para a sociedade. E esses argumentos, segundo Gabriela, não podem ser superficiais. O estudante deve utilizar elementos externos no texto.  

7- Tenha um repertório cultural amplo

Utilizar citações da música e literatura nacional pode ajudar o estudante a fazer uma analogia ao tema e elaborar uma boa argumentação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s