Páscoa para Diabéticos: como aproveitar as delícias desta época sem elevar a glicemia 

Abril chegou, a Páscoa já está aí e os supermercados estão repletos de ovos de chocolate em suas gôndolas. Porém, como os diabéticos podem aproveitar esta época de muito açúcar? De acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, é possível consumir pequenas porções de chocolate sem que haja um descontrole da glicemia, porém o ideal é que sejam opções de chocolate meio amargo ou amargo, já que utilizam quantidades menores de açúcar e apresentam nutrientes que favorecem à saúde. 

“A quantidade aconselhável para o diabético comer de chocolate ao leite é de no máximo 25g, o que equivale a quatro quadradinhos de um tablete ou um bombom. Isso desde que a glicemia esteja controlada”, esclarece a profissional. “Uma dica é consumir o chocolate após as refeições, substituindo uma sobremesa, assim ajuda a evitar picos glicêmicos, já que as fibras do prato principal fazem com que a absorção não seja tão rápida”.

E quanto ao chocolate diet? “Se for consumido de maneira moderada, pode ser oferecido ao diabético, pois embora sejam isentos de açúcar, podem ser rico em gordura”, explica a nutricionista. Por isso, para aqueles que optam pelo diet com foco em não engordar é melhor trocar pelo amargo ou meio amargo, já que o acréscimo de gordura é bem menor do que no dietético, sendo mais saudáveis. 

Quanto aos tentadores ovos de colher, a boa notícia é que também existem opções deles na versão diet. “Os diabéticos podem aproveitar a Páscoa junto com os demais familiares, desde que sempre atentos às quantidades saudáveis e que não desequilibrem a glicemia e o organismo como um todo”, finaliza Cintya.

Colomba Pascal Diet

Ingredientes:

30 gramas de fermento biológico
4 ovos
1 xícara(chá) de adoçante culinário
1 pitada de sal
50 gramas de margarina light
1 colher (café) de essência de baunilha
Raspas de laranja a gosto
¾ xícara (chá) de água morna
500 gramas de farinha de trigo
½ xícara (chá) de damascos picados
½ xícara (chá) de castanhas de caju picadas
½ xícara (chá) de uvas passas escuras sem sementes

Ingredientes da Cobertura: 
1 clara
50 gramas de castanhas de caju moídas amêndoas laminadas

30 g de castanha de caju triturada
4 colheres(sopa) de adoçante culinária

Preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha. Retire e passe para um recipiente acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Misture bem e deixe crescer até que dobre o volume. Passado esse tempo acrescente o damasco, as castanhas de caju, e as passas. Misture bem as frutas à massa e coloque em duas formas próprias para colomba pascal. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno e espalhe a cobertura.

Para a Cobertura; misture tudo muito bem e passe por cima da colomba, voltando ao forno já desligado, porém quente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s