Dia do Esportista: Como o esporte pode contribuir para uma vida melhor?

A prática de esportes, além de fazer bem ao corpo, ainda gera sensação de bem-estar para a mente e trabalha a sociabilização. “Fazer atividades físicas é um exercício de autoconhecimento e reconhecimento das capacidades de cada um. Também libera hormônios, como a endorfina, que, além de auxiliar na melhora das dores do corpo, regula nossas emoções”, explica a psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde, Aline Melo.

Muitos descobrem no esporte uma maneira de superar dificuldades e dar sentido à vida. Este é o caso de Kisy Nascimento, 18 anos, jogadora de voleibol feminino. Ela foi descoberta aos 12 por um professor de educação física da escola estadual em que estudava. “Não me passava pela cabeça um dia ser atleta. Porém, sempre fui alta. Hoje tenho 1,89m de altura. Então, meu professor me indicou para jogar vôlei e ganhar uma bolsa de estudos numa escola particular. Após um tempo nesta nova escola, fui chamada para o time iniciante do São Cristóvão Saúde/São Caetano“, conta.

No início, não foi fácil para a Kisy. “Eu não sabia jogar direito e ainda sou canhota. Algumas jogadoras de times rivais desdenhavam de mim. Tive que aprender e praticar muito as técnicas do esporte para poder evoluir e hoje estar treinando com o técnico da equipe profissional de São Caetano”. Outro contratempo era a distância entre os treinos e a escola. Entretanto, graças ao apoio dos pais e colegas do time que nunca a deixaram desistir, ela conseguiu conciliar o esporte com os estudos.

De acordo com a psicóloga Aline, a superação de limites que o esporte proporciona colabora para um maior equilíbrio emocional, amenizando estresses, tensões e ansiedade. “Eu aprendi com o vôlei a ter disciplina, a pensar mais nos outros, a aceitar opiniões contrárias, a acreditar no meu potencial e a não deixar que me falem que eu não consigo. Eu aconselho a todos, mesmo que por lazer, praticar algum esporte. Sem dúvidas, o vôlei mudou a minha vida para melhor”, finaliza Kisy.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s