Smart Pesquisa de Opinião: torcedor escolhe destaques da crônica esportiva

Novamente Marcos Lopes (Rádio Globo Natal) foi escolhido pelos entrevistados como o melhor narrador esportivo de Natal.

Pesquisa da Smart junto ao torcedor que comparece aos estádios de futebol em Natal aponta os destaques da crônica esportiva no ano de 2017. A pesquisa, que seguiu o método de observação direta, realizou 300 entrevistas em jogos do Abc na série B, entre os meses de maio e novembro, e do América na série D, entre os meses de maio e agosto. A empresa Smart Pesquisa de Opinião, localizada em Natal, tem experiência em sondagens científicas de opinião pública. A pesquisa realizada pela Smart sobre os destaques da crônica esportiva natalense teve a parceria da ACERN (Associação dos Cronistas Esportivos do RN), e foi coordenada pelo jornalista e sociólogo Tadeu Oliveira, e pelo estatístico Thiago Rodrigues de Souza.

Os entrevistados escolheram os destaques na crônica natalense na narração esportiva, nos comentários, nas reportagens, na ancoragem das jornadas, e na emissora de sua preferência quando o assunto é futebol.

A rádio de maior preferência do natalense, quando se trata de futebol, é a 98 FM, com 47,67% dos entrevistados, logo atrás vem a Rádio Globo com 41,33%. A 98 FM é mais forte junto ao torcedor americano, com 48,72% de preferência, e 46,53% dos abecedistas. A Rádio Globo tem maior preferência entre os torcedores abecedistas, com 43,06%, e 39,74% entre os americanos.

Os torcedores preferem o rádio como veículo para se informarem sobre o futebol, 43,67%, seguido da televisão, 42,67%. Mesmo perdendo terreno o rádio de pilha continua forte na vida dos amantes do futebol em Natal: 35% disserem utilizá-lo frequentemente quando vão aos estádios, e 8,33% disseram que o utilizam raramente. 56,67% disseram que já não utilizam o rádio de pilha nos estádios.

Vale dizer nessa situação que o smartphone passa a ser um veículo cada vez mais requisitado para o acompanhamento da partida de futebol pelo rádio nos estádios. Nesse sentido, prevalece de forma soberana o rádio FM frente ao AM. O rádio AM, já em desuso, também está ausente de boa parte dos rádios de pilha mais novos. Isso indica, no plano local, que a preferência pela Rádio Globo, que é superior a 40% na pesquisa, aponta para a qualidade e um esforço hercúleo de seus profissionais, que conseguem sobreviver mesmo no absolutamente decadente AM.

Os narradores de futebol preferidos pelo natalense são Marcos Lopes, um dos principais responsáveis pela audiência da Rádio Globo AM, com 46,33%, e Jorge Audir, da 98 FM, com 36,67%. Os dois comentaristas esportivos preferidos são Lupércio Luiz (in memorian), da 98 FM, com 30%, e Pedro Neto, da Rádio Globo AM, com 21,67%. Os repórteres esportivos preferidos pelo torcedor natalense são Francisco Inácio, da 98 FM, com 32,67%, e Marcos Lira, Rádio Globo AM, com 18%. Os dois âncoras preferidos são Santos Neto, Rádio Globo AM, com48,66%, e Luiz Eduardo, da 98 FM, com 13,67%.

Os reportes/editores de esporte de jornal ou portal de Natal preferidos pelo torcedor são Itamar Ciríaco, Tribuna do Norte, com 23,33%, e Vicente Estevam, Tribuna do Norte, com 18,33%. Apresentadores/comentaristas de televisão mais indicados pelos entrevistados são Thiago Cesar, com27,33%, e Victor Lira, com 16,67%. Repórteres fotográficos mais indicados pelos torcedores são Adriano Abreu, com 6,33%, e Diego Major, com 5%

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s