Ranking da CBF: ABC e América no TOP dos 50 clubes brasileiros

CBF divulgou nesta segunda-feira (4) a atualização de 2017 de seu ranking nacional de clubes. Três clubes do Rio Grande do Norte aparecem entres os 75 melhores do País: ABC, América e Globo. O ABC é o melhor colocado ( 31º Posição), seguida do América (43º posição) e o Globo, de Ceará-Mirim (67º.  posição).

E a liderança ficou nas mãos de duas equipes: Palmeiras, vice-campeão brasileiro, e Cruzeiro, que levantou o título da Copa do Brasil. Os times mineiro e paulista possuem 15.288 pontos cada um. Assim, Palmeiras e Cruzeiro desbancaram o Grêmio, que terminou 2016 na liderança e agora é o terceiro colocado, com 15.092 pontos. Vale lembrar que o título conquistado pelos gaúchos na Libertadores em nada influencia a sua posição na lista, já que não lhe dá pontos a mais.

Curiosamente, o Corinthians caiu no ranking, apesar de ter sido o vencedor do Campeonato Brasileiro. Se foi o quarto colocado ao fim de 2016, termina 2017 apenas em sexto na lista, com 14.076 pontos. Entre os três primeiros e o time paulista, estão o Santos, quarto, com 14.884 pontos, e o Atlético-MG, quinto, com 14.312.

Finalista da Copa Sul-Americana – também não receberá pontos extras se for campeão -, o Flamengo é o sétimo colocado, com 12.796 pontos, seguido por Botafogo (11.958), Atlético-PR (11.718) e Internacional (11.368), que fecham o top 10.

São Paulo, em 11.º, Fluminense, 12.º, e Vasco, 13.º, são os principais clubes a ficarem fora dos 10 primeiros. Destaque também para a Chapecoense, que subiu da 19.ª posição em 2016 para a 14.ª este ano.

Para formular esta relação de clubes, a CBF manteve os critérios do ano passado. Os times somam pontos disputando as quatro divisões do Campeonato Brasileiro (Séries A, B, C e D) e a Copa do Brasil nos últimos cinco anos. As campanhas mais recentes valem mais do que as anteriores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s