Mercado prevê, pela 1ª vez, inflação abaixo de 3% para 2017

Pela quinta vez consecutiva, economistas das instituições financeiras reduziram a previsão para a inflação neste ano. Dados do Boletim Focus divulgados nesta segunda-feira (25) revelam que a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, caiu de 3,08% para 2,97% em 2017.

Diante disso, a projeção para os preços no próximo ano caiu pela quarta vez seguida, de 4,12% para 4,08%. O Boletim Focus é uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas.

No Brasil, para os preços não saírem de controle, foi criado um sistema de meta de inflação, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e perseguido pelo Banco Central. Em 2017, a meta é deixar o IPCA em 4,5%.

Essa meta, no entanto, permite uma margem para abrigar possíveis crises e choques de preço. Ou seja, em situações excepcionais, o IPCA pode chegar a no máximo 6% e a no mínimo 3%. Dessa forma, é a primeira vez na qual o mercado financeiro projeta uma inflação abaixo do piso estabelecido pelo IPCA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s