IBGE começa coletar dados para a Pesquisa de Orçamento Familiar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística começa a coletar dados para a Pesquisa de Orçamento das Famílias (POF) 2017-2018 a partir desta segunda-feira (26). O levantamento será feito até maio do ano que vem e os resultados deverão ser divulgados em 2019. Por meio da pesquisa, o instituto pretende atualizar a lista de gênero de consumo das famílias brasileiras e a estrutura de ponderação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. Macaíba será uma das cidades do Rio Grande do Norte que terá amostra coletada.

O IBGE começou a analisar os hábitos de consumo das famílias em 1974 por meio do Estudo Nacional da Despesa Familiar. Nos anos 1980, o estudo foi substituído pela POF, cuja última edição foi realizada entre 2008 e 2009. Ao longo do tempo, a pesquisa sofreu modificações em sua estrutura metodológica e amostragem – nos anos 80 e 90, por exemplo, ela se concentrava somente nas regiões metropolitanas urbanas.

Nesta edição da POF serão visitados 75 mil domicílios – 9 mil a mais que na edição anterior – em cerca de 1,9 mil municípios brasileiros. Cerca de mil agentes de pesquisa irão a campo levantar as informações ao longo de 12 meses. Pela primeira vez, os recenseadores do IBGE irão utilizar tablets para a coleta dos dados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s