Internet banda larga chega às escolas estaduais de Macaíba

As escolas públicas da Grande Natal agora podem contar com internet banda larga. Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (19) a Rede Giga Metrópole, projeto que visa oferecer internet de alta velocidade para 346 escolas públicas do Estado. A inauguração foi realizada em uma das instituições beneficiadas pela Rede, o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire, localizada em Natal. A Rede representa um investimento de R$ 11 milhões.

A secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, destacou que a Rede Giga Metrópole atende a uma demanda que as escolas atualmente enfrentam: o acesso a internet. “Hoje é prioridade garantir à inclusão digital e o acesso as tecnologias da informação e o Estado poder oferecer essa conexão é algo especial. A importância desse projeto se traduz na possibilidade do aluno poder estudar 24h por meio do SIGEDduc, onde ele pode encontrar, por exemplo, no espaço Escola Digital, o Projeto Quero Aprender. Por isso é necessário uma internet de qualidade”, disse Cláudia Santa Rosa. A titular da Educação ainda destacou que a Rede ajudará em ações de monitoramento das escolas.

Todas as escolas públicas de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Macaíba já estão utilizando a internet em alta velocidade. O projeto é uma parceria entre o Instituto Metrópole Digital, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) e o Ministério da Educação (MEC), sendo este responsável pelo financiamento. No total, foram investidos na Rede Giga Metrópole mais de R$ 11 milhões, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a SEEC.

Falando em nome da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a reitora Ângela Paiva enfatizou que o projeto leva para as escolas um mecanismo presente no nosso dia a dia, a internet: “É um momento de alegria, pois sabemos que é a internet que está em todos os lugares da nossa vida pessoal, seja na profissional e nas nossas escolas. Esses alunos e professores beneficiados pela Rede são com quem celebramos a concretização deste importante projeto de cidadania”.

Antes da inauguração o coordenador do Ponto de Presença (Pop-RN), Sérgio Fialho, apresentou um panorama de todo o estudo, implantação e resultados iniciais da Rede Giga Metrópole. Além do histórico, Sérgio Fialho lembrou todas as parcerias que foram realizadas para a concretização do projeto. “Muitos países desenvolvidos tem criado estruturas para que as escolas possam se comunicar, criar, colaborar e inovar pensando no desenvolvimento social”, destacou Fialho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s